O sono é um pilar importante da nossa saúde. Um sono de qualidade e com a duração adequada permite viver mais e melhor!
Devido ao estilo de vida das sociedades modernas, ao trabalho por turnos, à privação do sono, à obesidade e aos problemas sociopsicológicos, nos últimos anos tem havido um aumento das perturbações do sono nas crianças, nos adultos e nos idosos.
Dormir pouco ou dormir mal vai afetar o funcionamento físico, psíquico e social, e pode causar doenças cardiovasculares (hipertensão arterial, arritmias, enfarte do miocárdio, trombose cerebral), cognitivas (baixo rendimento no trabalho ou na escola) e metabólicas (diabetes, colesterol alto, obesidade).
Quando há suspeita de perturbação do sono geralmente é solicitada a realização de um estudo do sono. Estes exames não são invasivos, mas são muito completos, pois permitem avaliar os parâmetros cardíacos e respiratórios, como no caso dos estudos poligráficos do sono (nível III), e também a estrutura do sono e os movimentos durante o sono, como no caso da polissonografia noturna (nível II), e assim ajudar a estabelecer o diagnóstico e respetivo tratamento. Estes exames vão fornecer várias informações quanto ao seu sono e podem ser feitos no conforto da sua casa.
Outros exames que podem ser solicitados são a actigrafia, em que são monitorizados os ciclos de atividade e repouso ao longo de 1 ou 2 semanas, e a oximetria noturna, que permite o registo da oxigenação durante a noite.
Cuide do seu sono e da sua saúde!